No sketch «Estava balofa», surge com muita frequência uma dada classe de palavras (sobretudo no fim das frases que a senhora mais velha profere: «balofa», «nojenta», «gorda», «magra», «forte», «inchada», «luzidia», «pesadona», «grande»).
Qual é essa classe?
_________ {interjeições / adjectivos / nomes / preposições / verbos / conjunções / advérbios / determinantes / pronomes}.
Escreve outras palavras da mesma classe (mas que não aparecessem no sketch): ______; _______; _______; ________. Com uma delas forma um advérbio de modo: ________.
Algumas das palavras do sketch apareciam flexionadas em grau:
a) muito mais magra [do que antes];
b) mais magra [do que antes];
c) muito gorda;
d) gorda.
Faz-lhes corresponder um destes graus:
(1) superlativo absoluto analítico;
(2) superlativo absoluto sintético;
(3) normal;
(4) comparativo de superioridade;
(5) comparativo de inferioridade;
(6) comparativo de igualdade;
(7) superlativo relativo de superioridade;
(8) superlativo relativo de inferioridade.
// a). ___; b) ___; c) ___; d) ___.
«Parecia porca / Parecia uma porca.»
Classifica morfologicamente (isto é, indica a classe) das duas palavras «porca». Na primeira frase é ________. Na segunda, _______. Repara que se trata de palavras diferentes (embora iguais na aparência). Em termos do processo de formação, o que aconteceu foi o seguinte. Tínhamos «porca», pertencente a uma dada classe, a dos _______. Essa palavra levou ao aparecimento de «porca» agora como palavra de outra classe, a dos ________.
Como se designa este processo de formação? ___________.
Foi o mesmo processo que ocorreu com as palavras em baixo. (Completa as lacunas com as suas classes.)
[o] burro (____) > [é] burro (_____)
falar (____) > [um] falar (____)
[o/um] diabo (____) > Diabo! (_____)
Vejamos ainda outra classe. Indica a classe das palavras em itálico:
1.Sentiu-se mal, com certeza. // mal — ________
2. Sinto-me bem. // bem — _______
Nestas frases, «bem» e «mal» modificam palavras que pertencem à classe dos __________.
Em «Sinto-me melhor [do que como estava antes]», melhor é um _______ {adjectivo / advérbio} no grau ______. Se «melhor» estivesse no grau normal, a frase ficava assim: «_________».
a) uma dietazinha;
b) as dietas;
c) uma dietazona.
Indica a classe («morfológica») das palavras em itálico: _________.
Não são apenas os adjectivos ou os advérbios que se podem flexionar em grau. Indica os graus em que estão as três palavras (aumentativo, diminutivo, normal):
a) ________; b) ________; c) ________.
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