quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

GRADUAÇÃO DOS ADJECTIVOS


No sketch «Estava balofa», surge com muita frequência uma dada classe de palavras (sobretudo no fim das frases que a senhora mais velha profere: «balofa», «nojenta», «gorda», «magra», «forte», «inchada», «luzidia», «pesadona», «grande»).


Qual é essa classe?


_________ {interjeições / adjectivos / nomes / preposições / verbos / conjunções / advérbios / determinantes / pronomes}.


Escreve outras palavras da mesma classe (mas que não aparecessem no sketch): ______; _______; _______; ________. Com uma delas forma um advérbio de modo: ________.


Algumas das palavras do sketch apareciam flexionadas em grau:

a) muito mais magra [do que antes];

b) mais magra [do que antes];

c) muito gorda;

d) gorda.


Faz-lhes corresponder um destes graus:


(1) superlativo absoluto analítico;

(2) superlativo absoluto sintético;

(3) normal;

(4) comparativo de superioridade;

(5) comparativo de inferioridade;

(6) comparativo de igualdade;

(7) superlativo relativo de superioridade;

(8) superlativo relativo de inferioridade.


// a). ___; b) ___; c) ___; d) ___.


«Parecia porca / Parecia uma porca.»

Classifica morfologicamente (isto é, indica a classe) das duas palavras «porca». Na primeira frase é ________. Na segunda, _______. Repara que se trata de palavras diferentes (embora iguais na aparência). Em termos do processo de formação, o que aconteceu foi o seguinte. Tínhamos «porca», pertencente a uma dada classe, a dos _______. Essa palavra levou ao aparecimento de «porca» agora como palavra de outra classe, a dos ________.


Como se designa este processo de formação? ___________.


Foi o mesmo processo que ocorreu com as palavras em baixo. (Completa as lacunas com as suas classes.)


[o] burro (____) > [é] burro (_____)
falar (____) > [um] falar (____)
[o/um] diabo (____) > Diabo! (_____)

Vejamos ainda outra classe. Indica a classe das palavras em itálico:


1.Sentiu-se mal, com certeza. // mal — ________
2. Sinto-me bem. // bem — _______

Nestas frases, «bem» e «mal» modificam palavras que pertencem à classe dos __________.


Em «Sinto-me melhor [do que como estava antes]», melhor é um _______ {adjectivo / advérbio} no grau ______. Se «melhor» estivesse no grau normal, a frase ficava assim: «_________».


a) uma dietazinha;

b) as dietas;

c) uma dietazona.

Indica a classe («morfológica») das palavras em itálico: _________.


Não são apenas os adjectivos ou os advérbios que se podem flexionar em grau. Indica os graus em que estão as três palavras (aumentativo, diminutivo, normal):


a) ________; b) ________; c) ________.

Sem comentários: