terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

CARTA DE APRESENTAÇÃO E CURRICULUM VITAE


Como redigir uma carta de apresentação

Um curriculum vitae deve ser sempre acompanhado por uma carta de apresentação, quer o candidato responda a um emprego público, quer se candidate espontaneamente a um escritório, sociedade de Advogados, empresas públicas ou privadas.

O curriculum apresenta as habilitações e as experiências profissionais, mas não é o suficiente para delinear o perfil do candidato: a carta de apresentação torna-se, por isso, um instrumento de apresentação formal, apelativo e sintético.

Uma carta de apresentação deve ser redigida sem erros ortográficos, gralhas e construções frásicas incorrectas. Tendo em atenção que o candidato está a dirigir-se a uma entidade de perfil desconhecido (que irá avaliar o seu percurso profissional e académico), por isso deve a carta ser redigida numa linguagem cuidada e formal.

Na carta de apresentação deve constar o nome, e caso esteja a trabalhar, a função e o local de trabalho. No caso de não estar a exercer qualquer actividade, ou estar a trabalhar numa função não direccionada ao lugar a que se candidata, explicite o porquê da sua candidatura.

Não escreva uma carta demasiado longa e detalhada: nem toda as pessoas têm tempo para ler a carta com a devida atenção. Seja conciso, objectivo e destaque as suas qualidades. Refira as áreas profissionais que mais lhe interessam, ou na quais se especializou. Também é importante deixar transparecer a sua opinião sobre o trabalho de equipa e a sua posição nas relações inter-pessoais.

Apresente as razões pelas quais acha que a escolha deverá recair na sua pessoa, ou quais as mais-valias associadas à sua contratação. Não obstante, faça-o sempre de forma moderada, ou corre o risco de ser considerado demasiado convencido e ter demasiadas certezas. Não exagere as suas qualidades ou resultados anteriores: seja, acima de tudo, verdadeiro e honesto consigo próprio e para com o seu eventual/futuro empregador.


No final da carta, despeça-se disponibilizando-se para uma entrevista, por forma a estabelecer um contacto mais próximo e real.

Faça um rascunho da carta, leia e releia, demore o tempo que achar necessário à sua redacção. Adapte o texto consoante o local a que se candidata, tendo em atenção o trabalho desenvolvido e os objectivos de cada entidade. É importante que sejam estabelecidos pontos de identificação entre o candidato e o empregador.

A carta de apresentação pode ser escrita à mão ou impressa em papel (à escolha do candidato). No entanto, quando se pretende que a carta seja manuscrita, as entidades referem sempre essa intenção nos anúncios, intenção essa que deve ser satisfeita.

À semelhança do curriculum, a carta tem que ser datada e assinada por mão própria, de preferência com uma letra legível.

Em suma:

- um curriculum deve ser sempre acompanhado por uma carta de apresentação;

- uma carta de apresentação deve ser redigida com muito zelo, concisa e objectiva;

- uma carta de apresentação deve expor as qualidades do candidato, as funções mais relevantes já exercidas e as razões pelas quais a escolha terá de recair no mesmo;
- uma carta de apresentação deve ser sempre datada e assinada.
Modelo Europeu de Curriculum Vitae
1. Informação pessoal:
- Nome:
- Morada:
- Telefone:
- Fax:
- Correio electrónico:
- Nacionalidade:
- Estado Civil:
- Carta de Condução:
- Disponibilidade:
2. Experiência(s) profissional(ais):
- Datas (de... até):
- Nome e endereço do empregador:
- Tipo de empresa ou sector:
- Função ou cargo ocupado:
- Principais actividades e responsabilidades:
3. Formação académica e profissional:
• Datas (de – até):
• Nome e tipo da organização de ensino ou formação:
• Principais disciplinas/competências profissionais:
• Designação da qualificação atribuída:
• Classificação obtida (se aplicável):
4. Aptidões e competências pessoais:
(Adquiridas ao longo da vida ou da carreira, mas não necessariamente abrangidas por certificados e diplomas formais)
5. Primeira língua:
(indique a língua materna)
6. Outras línguas:
• Compreensão escrita
• Expressão escrita
• Expressão oral
7. Outras aptidões e competências
8. Anexos
(Inclua nesta rubrica qualquer outra informação pertinente: por exemplo, pessoas de contacto, referências, etc. )

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