terça-feira, 25 de março de 2008

NOTAS BIOGRÁFICAS DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Ficha Informativa sobre o autor - ANTOINE DE SAINT- EXUPÉRY

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."


Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon, França em 29/06/1900 e morreu em 1944 (local ignorado). Foi aviador de profissão e escritor por devoção. Foi piloto do correio aéreo que na década de 30 voava das possessões francesas na África para Argentina e Chile, fazendo escala em Natal, o ponto sul-americano mais próximo do continente africano. Um dos pioneiros da aviação comercial francesa, organizou as linhas da Patagónia e empreendeu voos de Paris à Saigon e de New York à Terra do Fogo. Actuou de maneira intensa durante a 2ª Guerra Mundial unindo-se à aviação Aliada em 1942. De espírito audaz, sentia-se melhor do que nunca quando estava no ar e, de preferência realizando os voos mais arriscados.
As experiências que viveu nas suas missões heróicas, soube transportar para seus livros de maneira profunda. Seu livro mais conhecido «O Pequeno Príncipe» é um convite à reflexão para que as pessoas se humanizem, se cativem e se percebam.
Antoine foi oficialmente contra o governo nazista. Quando «O Pequeno Príncipe» foi publicado em 1943, a França estava ocupada pelo exército alemão.

Sem comentários: