Após a leitura do conto, proponho-te a realização desta ficha de leitura.
I. Preparação
1. Ler atentamente o texto e apreender o seu sentido global.
2. Sublinhar as informações essenciais.
II. Estrutura/ Acção
1.1. Delimita os momentos fundamentais da narrativa: situação inicial, desenvolvimento e desenlace.
1.2. Explica o modo de organização das sequências narrativas (encadeamento, encaixe ou alternativa).
1.3. Classifica o conto no que diz respeito à delimitação da acção (narrativa fechada ou aberta). Justifica.
III. Personagens
2.1. Indica as personagens intervenientes, referindo o relevo que têm na acção.
I. Preparação
1. Ler atentamente o texto e apreender o seu sentido global.
2. Sublinhar as informações essenciais.
II. Estrutura/ Acção
1.1. Delimita os momentos fundamentais da narrativa: situação inicial, desenvolvimento e desenlace.
1.2. Explica o modo de organização das sequências narrativas (encadeamento, encaixe ou alternativa).
1.3. Classifica o conto no que diz respeito à delimitação da acção (narrativa fechada ou aberta). Justifica.
III. Personagens
2.1. Indica as personagens intervenientes, referindo o relevo que têm na acção.
2.2. O rei era "moço e valente".
a) Regista todos os elementos de caracterização directa do rei.
2.3. Regista igualmente os diversos elementos de caracterização directa do irmão do rei.
2.3.1. A apresentação que é feita desta personagem está de acordo com o(s) acto(s) que executa? Justifica.
2.4. Atendendo aos traços característicos da aia, parece-te lógico a sua atitude final? Expõe, claramente o teu raciocínio.
2.5. Com base nos elementos que o conto te fornece sobre a personagem, elabora um pequeno texto de caracterização da protagonista.
2.6. Neste conto, o conflito entre personagens é também um conflito de valores intemporais.
2.6.1. Que personagens defendem valores conotados com o Bem? E com o Mal?
2.6.2. Identifica esses valores, através dos substantivos abstractos que os interligam.
IV. Espaço
3.1. Especifica o espaço físico onde se desenrola a acção.
3.2. A sala do tesouro é objecto de uma breve descrição. Localiza-a na narrativa.
3.3. Nessa passagem descritiva, pretende-se acentuar a sensação visual, sobretudo a notação de brilho. Confirma com elementos do texto.
3.4. Caracteriza o espaço social em que a acção se desenvolve.
V. Tempo
4.1. Regista marcas do tempo cronológico.
4.2. Que tempo histórico é sugerido? Justifica.
4.2.1. Retira do texto todas as referências que indiquem o fluir do tempo.
VI. Narrador
5.1. Classifica o narrador quanto à presença.
5.2. Caracteriza-o no que diz respeito à posição (subjectivo ou objectivo). Justifica.
VII. O Título
6.1. Tece um breve comentário a cada uma destas sugestões de outro título para este conto:
- Luta pelo poder;
- A mulher que sacrificou o filho para salvar o reino;
- O Principezinho.
6.2. O título escolhido pelo autor - «A Aia» - parece-te sugestivo? Porquê?
6.3. Refere a importância do título neste conto.
6.4. Identifica o nome e o valor da expressão inicial “Era uma vez...”.
VIII. Questões de Linguagem
1. Sublinha, nos sete primeiros parágrafos, os substantivos no grau diminutivo.
1.1. Interpreta o seu uso.
2. Lê atentamente o 4º e 7º parágrafos.
2.1. Regista os adjectivos que caracterizam o irmão do rei.
2.2. No 4º parágrafo, a caracterização é enriquecida com uma comparação. Identifica-a.
2.3. Mostra o contraste entre o irmão do rei e o pequeno príncipe.
3. No 3º parágrafo, a dor da rainha é expressa pelo verbo chorar, constituinte do predicado de três orações distintas. Identifica-as.
3.1. Procura explicar de que forma cada um dos advérbios que acompanha o verbo chorar lhe modifica o sentido.
3.2. Como interpretas o emprego de "chorou" nas duas primeiras orações e "chora" na última?
4. No 9º e 10º parágrafos, a acção desenrola-se rapidamente. Faz o levantamento de verbos e advérbios que conferem um ritmo rápido à narração.
5. "...ela foi assim conduzida para a câmara dos tesouros" (16º parágrafo)
5.1. Qual a classe gramatical da palavra sublinhada?
5.2. Identifica o sujeito, predicado e complemento da expressão transcrita.
5.3. Reescreve-a utilizando a forma activa.
6. No penúltimo parágrafo utiliza-se o discurso directo.
6.1. Rescreve o antepenúltimo e o penúltimo parágrafo utilizando o discurso indirecto.
6.2. Qual das duas opções te parece mais expressiva? Justifica.
2 comentários:
Eu queria a resoluçao sa ficha de leitura da civilizaçao e espero bem que vejam este comentario!
Eu tambem
Enviar um comentário