quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

«MASS MEDIA»: MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ou "MASS MEDIA"


"Mass media" é uma palavra inglesa que significa intermediário ou suporte de massas.

"Os "mass media" são ao mesmo tempo canais de difusão e meios de expressão que se dirigem não a um indivíduo personalizado mas a um "público-alvo" definido por características sócio-económicas e culturais, em que todos os receptores são anónimos."

(A. Moles, La Communication et les mass media, Gérard-Marabout, 1971.)


O telefone não entra na categoria dos "mass media", o cinema, a rádio, a televisão, a imprensa, o livro (com algumas reservas), a publicidade mural são "mass media". O teatro, na sua forma social corrente, é-o sob fortes reservas: não existe nele um carácter de amplificação devido ao medium em si, nem ao anonimato do público-alvo.

Marc Angenot, Glossário da crítica contemporânea


Compreensão da Mensagem

1. Por palavras tuas, define mass media.

2. Identifica os receptores dos meios de comunicação social.

3. Enumera os meios de comunicação social.

4. Que meio de comunicação actual não é mencionado neste texto?

Estrutura da Língua

1. Faz o levantamento das palavras esdrúxulas.

2. Identifica os estrangeirismos presentes no texto.

3. Relembra a formação das palavras: palavras derivadas por sufixação e prefixação - palavras compostas por aglutinação e justaposição.

3.1. A partir do texto, dá exemplos de palavras compostas e palavras derivadas.

4. "O telefone não entra na categoria dos mass media."

4.1. Faz a decomposição da frase nos seus constituintes fundamentais.

4.2. Identifica o sujeito e o predicado.

4.3. Faz o levantamento dos determinantes que se encontram na frase.

5. "... na sua forma social corrente."

5.1. Distingue as subclasses de determinantes que encontras na expressão.

5.2. Identifica os adjectivos.

Sem comentários: