COMUNICAÇÃO SOCIAL - ARMA SECRETA
A comunicação social enche as nossas casas, impede-nos o caminho, ocupa-nos o tempo de lazer ou serve-nos de companhia ao longo da viagem. Já não somos capazes de viver sem os "mass media"! Já não conseguimos passar sem o noticiário, as imagens da televisão ou os comentários jornalísticos! A imprensa escrita, a radiodifusão, a televisão e o cinema tornaram-se indispensáveis à vida do homem.
Com a invenção dos satélites de telecomunicações e com a expansão da informática, os "media" transformaram-se em forças poderosas que não se limitam ao campo meramente informativo, mas tendem a modificar a mentalidade, a cultura e o comportamento do homem. Chegam de todo o lado, invadem o espaço e impõem as suas ideologias e os seus modelos culturais. Por vezes, cortam ou relegam para segundo plano o diálogo entre as pessoas.
Como diz F. Nietzsche, "quando se conhece o leitor, já nada se faz pelo leitor...". E o perigo dos "media" reside no facto de conhecer o leitor apenas como ser facilmente influenciável, a quem se deve oferecer tudo o que ele deseja sem qualquer preocupação. Inventam-se novos valores, despertam-se novos interesses, criam-se imagens de bem-estar. Por isso, a comunicação social começa a levantar problemas ao homem e às próprias instituições. Pelo seu enorme poder e a sua capacidade persuasiva começa a transformar-se na arma secreta de todos aqueles que conseguem ter nas mãos os principais meios de comunicação escrita ou audiovisual.
Compreender o mundo que nos é oferecido pelos meios de comunicação social é extremamente importante para que continuemos a ser homens individuais, criadores e dotados de uma personalidade própria.
Compreensão da Mensagem
1. A mensagem obedece a uma determinada estrutura das ideias.
1.1. Divide o texto nos seus momentos principais.
1.2. Identifica a ideia de cada um desses momentos.
2. "Já não somos capazes de viver sem os mass media."
2.1. Mostra a importância dos meios de comunicação social na vida dos homens.
2.2. Distingue os benefícios e malefícios da dependência da comunicação social.
3. " ... começa a transformar-se na arma secreta..." (linhas 20-21)
3.1. Enumera alguns dos problemas que a comunicação social levanta ao homem.3.2. Justifica a expressão de que a comunicação social "começa a transformar-se na arma secreta ".
Sem comentários:
Enviar um comentário